Em um período de transformação onde a Inteligência Artificial promete aumentar a eficiência das organizações, é essencial que as lideranças corporativas estejam preparadas para conduzir essa mudança. A Garagem de Inteligência Artificial oferece um dia de imersão com as principais lideranças da organização, apresentando práticas para que irá ensina-las a identificar e transformar os seus processos de negócio com o uso das capacidades da Inteligência Artificial.
A Garagem de Inteligência Artificial é composta de quatro etapas que abrangem o planejamento, sua execução, a compilação das oportunidades e o assessment em cima das oportunidades de maior relevância.
Identificação dos principais problemas de negócio e planejamento da aplicação
Dinâmica com o grupo selecionado sobre conceitos e aplicações da IA
Compilação das informações e Apresentação de oportunidades
Assessment sobre as oportunidades priorizadas e identificação dos projetos piloto.
A etapa de planejamento irá definir o grupo de lideranças que irá participar da garagem, dividir estas lideranças em grupos e definir os principais desafios de negócio que serão atribuídos a cada grupo.
Através da criação de um case, cada grupo receberá um ou mais desafios corporativos para discutir oportunidades estratégicas de uso da IA com base no seu conhecimento de negócio.
Conheça abaixo um exemplo de um case de referência de uma empresa de seguros.
A Garagem de IA se realizará em um dia dedicado com cerca de 20 a 36 lideranças que irão aprender, discutir e co-criar soluções de Inteligência Artificial para os seus principais desafios organizacionais. Esse time pode ter uma equipe multidisciplinar composta por profissionais com habilidades complementares de analistas, coordenadores, gestores e alta direção de diferentes áreas de negócio.
Esta formação equilibrada garante que todos os aspectos técnicos, estratégicos e humanos sejam considerados durante o planejamento e execução da Garagem de IA.
- Analistas de Sistema ou de negócio que atuam com as áreas;
- Analistas de áreas transversais ao negócio da organização como analistas de processo, área de inovação ou RH;
- Analistas e gestores das áreas de negócio que terão seus processos envolvidos na case;
- Patrocinadores, Gestores e Alta Direção que tiverem interesse em participar.
Esta formação equilibrada garante que todos os aspectos técnicos, estratégicos e humanos sejam considerados durante o planejamento e execução da Garagem de IA.
Na primeira etapa da Garagem de IA são apresentados os super poderes da Inteligência Artificial e através da apresentação de casos de uso reais e do jogo de cartas dos super poderes da IA os grupos precisam repensar um desafio de negócio apresentado com o uso da Inteligência Artificial. Este exercício proporciona que estas lideranças conheçam dezenas de aplicações de IA e transformem um processo de negócio com base nos super poderes da IA.
Com base nos super poderes da Inteligência Artificial que foram apresentados, a dinâmica de criação de soluções com uso de inteligência artificial é aplicada aos cases de negócio que foram propostos no planejamento da garagem. Cada grupo recebe 1 a 2 desafios e terá 2 horas para discutir e aplicar a IA nestes desafios, apresentando ao final as principais oportunidades identificadas para todo o grupo da Garagem.
Com base em todas as ideias e insigtths criadas durante a garagem as oportunidades são analisadas e priorizadas a partir de critérios.
O resultado é apresetando para os patrocinadores da garagem para que as melhores oportunidades possam ser conduzidas para um assessment.
O time iProcess compila todas as informações discutidas e apresentadas
Avaliação baseada em relevância, complexidade, tecnologia e ROI
Uma planilha e uma apresentação é criada com todas as oportunidades identificadas
O resultado com das oportunidades coletadas e sua classificação é apresentada para análise de quais devem ser avaliadas no assessment.
Através de entrevistas às áreas de negócio as principais oportunidades são detalhadas, sua viabilidade e retorno de investimento são medidas e as oportunidades mais relevantes tornam-se candidatas a se transformar em projetos piloto.