Escalar turnos de condutores e maquinistas em grandes ferrovias é um desafio de alta complexidade: envolve milhares de colaboradores, múltiplas regras sindicais, variações de rotas, limites legais e exigências operacionais. A empresa portuguesa SISCOG enfrentou esse desafio com o uso de IA baseada em raciocínio lógico e combinatório, criando soluções que otimizam todo o planejamento de recursos humanos em companhias ferroviárias europeias.
A criação de escalas manuais para sistemas de transporte de grande porte é:
- Demorada e sujeita a erros, especialmente quando há muitas variáveis e restrições.
- Exigente em termos de conformidade com regras trabalhistas e logísticas.
- Dificilmente escalável, com necessidade constante de ajustes por imprevistos ou alterações de demanda.
Empresas como a Dutch Railways, Danish Railways e o Metropolitano de Londres enfrentavam gargalos e ineficiências operacionais por dependerem de processos manuais ou semiautomáticos, impactando custos, satisfação dos colaboradores e confiabilidade das operações.
Os sistemas inteligentes desenvolvidos aplicam IA simbólica, combinando:
- Raciocínio lógico, regras e heurísticas para gerar combinações válidas.
- Algoritmos de otimização, que equilibram objetivos como custo, legalidade e satisfação dos funcionários.
- Ferramentas de simulação para testar múltiplos cenários e adaptar as escalas de forma dinâmica.
Esses sistemas, como o ONTIME (planejamento tático de horários e escalas) e FLEXSCHEDULER (ajuste de turnos em tempo real), são usados por grandes operadoras ferroviárias em mais de 6 países.
A adoção da IA baseada em raciocínio lógico trouxe ganhos relevantes:
- Redução significativa no tempo de planejamento de escalas e turnos.
- Melhor uso dos recursos humanos disponíveis, reduzindo horas extras e folgas imprevistas.
- Aumento da confiabilidade operacional, com escalas mais robustas e adaptáveis a mudanças.
- Conformidade com regras trabalhistas e sindicais, evitando penalidades e conflitos.