O crescimento e complexidade das organizações resultam em um volume cada vez maior de documentos, normas, processos e procedimentos essenciais para o seu funcionamento. Políticas de RH, normas de segurança, códigos de conduta, processos internos e regras comerciais são apenas alguns exemplos de informações que precisam estar sempre acessíveis para garantir a conformidade e eficiência das atividades da empresa.
A busca destas informações gera esforço e tempo de toda a empresa. Os colaboradores precisam identificar em qual política ou procedimento a informação está disponível ou recorrer a áreas de atendimento especializadas, que contam com profissionais dedicados a esclarecer dúvidas e processar requisições. No entanto, mesmo com essa estrutura, o tempo de resposta pode ser longo, pois depende da fila de atendimento, do nível de conhecimento do profissional e, muitas vezes, da necessidade deste profissional também realizar pesquisas para obter a resposta.
Através de assistentes digitais suportados por IA Generativa, podemos treinar os robôs a responder estas perguntas com base nos manuais e políticas, procedimentos operacionais padrão e registro de perguntas frequentes dos funcionários.
Diferente de soluções mais antigas, onde o chatbot decorava uma lista de “Perguntas e Respostas Frequentes”, a IA Generativa tem capacidade de aprender sobre o conteúdo em que é treinada, e assim, responder de forma customizada a pergunta de cada usuário.
Essa abordagem permite que a IA compreenda e replique com precisão o conhecimento institucional, garantindo que as respostas fornecidas estejam sempre alinhadas com as diretrizes da empresa.
Com a IA integrada a uma interface de chat ou voz, os colaboradores podem fazer perguntas sobre diversos temas, como:
- Benefícios oferecidos pela empresa.
- Procedimentos de RH, como folha de pagamento, férias e avaliações de desempenho.
- Normas de segurança e regulamentos internos.
A IA gera respostas em tempo real, guiando os funcionários de forma acessível e personalizada. Essa automação reduz significativamente a necessidade de interação humana para esclarecimento de dúvidas rotineiras, otimizando tempo e recursos.
A implementação do atendente para responder dúvidas internas apresenta como principais benefícios:
- Redução da carga operacional para as equipes de RH.
- Respostas rápidas e padronizadas, garantindo maior precisão nas informações.
- Acesso contínuo 24/7, permitindo que os colaboradores obtenham suporte a qualquer momento.
- Melhoria na experiência do funcionário, com um canal de comunicação eficiente e personalizado.
Com a adoção da IA Generativa, as empresas tornam a disseminação de informações internas mais ágil e confiável. Isso não apenas melhora a comunicação organizacional, mas também fortalece o engajamento dos colaboradores, promovendo um ambiente de trabalho mais eficiente e bem-informado.