Você certamente já notou, ao comprar um par de calçados, que muitas vezes o seu número de tamanho em uma marca tem diferença em relação ao mesmo número em outra marca. Ou mesmo que, em alguns casos, um dos pés ficou confortável, enquanto o outro parece um pouco mais justo ou desconfortável.
Muitas pessoas compram calçados que não servem corretamente, gerando frustrações e elevadas taxas de devolução para as marcas. O desafio é ainda maior em casos de e-commerce, onde a pessoa só identifica a relação custo-benefício do conforto após a entrega, gerando trabalho e custo de devoluções além de frustrações.
A dificuldade está no método tradicional de dimensionamento, que é bidimensional e simplificado demais para a complexidade real de tamanhos, formatos e características dos pés humanos.
Estima-se que 60% dos consumidores usam sapatos com tamanho inadequado e que mais de 500 mil pessoas anualmente admitem comprar o tamanho errado. Para a Nike, isso representa não só uma insatisfação do cliente, mas também um custo alto relacionado a devoluções e trocas. Era essencial encontrar uma forma de medir os pés com precisão e ajudar o consumidor a escolher o tamanho ideal sem precisar experimentar vários modelos.
A Nike aplicou tecnologias de inteligência artificial como visão computacional, aprendizado de máquina e ciência de dados, integradas com realidade aumentada para criar o Nike Fit. A solução utiliza a câmera do smartphone do cliente para escanear o pé, capturando 13 pontos visuais para gerar um modelo tridimensional preciso. Com essa modelagem 3D, o sistema recomenda o tamanho de calçado ideal, personalizado para cada pé, tornando a experiência de compra mais precisa e confiável.
A implementação do Nike Fit trouxe impactos significativos tanto para a experiência do cliente quanto para a eficiência operacional da Nike, são eles:
- Redução significativa nas taxas de devolução por problema de tamanho.
- Maior satisfação e confiança do cliente na compra online.
- Aumento da fidelização e engajamento com a marca.
- Otimização dos processos de vendas e redução de custos operacionais relacionados a trocas.
- Melhoria na experiência de compra com tecnologia inovadora.